Levadas

Construção das LevadasBasta aventurar-se apenas um bocado para fora das estradas principais para começar a apreciar a miríade de aquedutos da Madeira - pela sua beleza e engenhosidade de concepção e pela coragem e determinação necessárias para concretizar o conceito até atingir a sua presente glória. O sistema de irrigação da ilha é actualmente composto por uns impressionantes 2150 km de canais, incluindo 40km de túneis - e o trabalho iniciou-se há séculos atrás.

A Madeira detém uma fantástica rede de veredas e "levadas". No total são mais de 200 as “levadas”, que atravessam as massas basálticas da ilha e que conduzem o caminhante para um mundo natural raro. 

NaturezaAo longo destes cursos de água encontrará espécies de fauna e de flora raras no Mundo pertencentes à Floresta Laurissilva da Madeira, floresta relíquia, distinguida como Património Natural Mundial.

Poderá então observar aves como o pombo trocaz (Columba trocaz), a freira da Madeira (Pterodroma madeira), o tentilhão (Fringila coelebs maderensis) e o bisbis (Regulus ignicapillus maderensis) e árvores como o til (Ocotea foetens), o loureiro (Laurus azorica) ou o vinhático (Persea indica), além de muitos outros arbustos, plantas e musgos únicos no Mundo. 

Caminhadas em GrupoA maioria dos percursos existentes são acessíveis existindo, no entanto, vários graus de dificuldade, pelo que se recomenda que se aconselhe com pessoas especializadas, bem como a utilização de equipamento adequado.

Em caso algum deverá efectuar sozinho estes percursos. 

Grandes variedades de passeios em levadas. (exemplo: desde o local de chamada o motorista liga o taxímetro até final do percurso).