Basta aventurar-se apenas um bocado para fora das estradas principais para começar a apreciar a miríade de aquedutos da Madeira - pela sua beleza e engenhosidade de concepção e pela coragem e determinação necessárias para concretizar o conceito até atingir a sua presente glória. O sistema de irrigação da ilha é actualmente composto por uns impressionantes 2150 km de canais, incluindo 40km de túneis - e o trabalho iniciou-se há séculos atrás.
A Madeira detém uma fantástica rede de veredas e "levadas". No total são mais de 200 as “levadas”, que atravessam as massas basálticas da ilha e que conduzem o caminhante para um mundo natural raro.
Ao longo destes cursos de água encontrará espécies de fauna e de flora raras no Mundo pertencentes à Floresta Laurissilva da Madeira, floresta relíquia, distinguida como Património Natural Mundial.
Poderá então observar aves como o pombo trocaz (Columba trocaz), a freira da Madeira (Pterodroma madeira), o tentilhão (Fringila coelebs maderensis) e o bisbis (Regulus ignicapillus maderensis) e árvores como o til (Ocotea foetens), o loureiro (Laurus azorica) ou o vinhático (Persea indica), além de muitos outros arbustos, plantas e musgos únicos no Mundo.
A maioria dos percursos existentes são acessíveis existindo, no entanto, vários graus de dificuldade, pelo que se recomenda que se aconselhe com pessoas especializadas, bem como a utilização de equipamento adequado.
Em caso algum deverá efectuar sozinho estes percursos.
Grandes variedades de passeios em levadas. (exemplo: desde o local de chamada o motorista liga o taxímetro até final do percurso).
|